sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Exposição do Viseu Futsal 2001 ao CA da FPF

Federação Portuguesa de Futebol
Conselho de Arbitragem
Ex.mos Srs.


ASSUNTO: Arbitragem do Jogo Viseu Futsal 2001 – Gafanha (2.ª Divisão Nacional de Futsal)
Pedido de não nomeação do árbitro Silvério João Nóbrega Sousa.


O Viseu Futsal 2001 vem, no seguimento do jogo acima referenciado realizado no último fim de semana, expor de acordo com os seguintes fundamentos:

1.º O jogo aludido foi apitado por Silvério João Nóbrega Sousa e Marco Daniel Gonçalves Rodrigues.

2.º A actuação do árbitro Marco Daniel Gonçalves Rodrigues foi exemplar.

3.º A actuação de Silvério João Nóbrega Sousa foi pautada pelas habituais cenas de provocação e desta vez pasme-se por INSULTO E OFENSA!

4.º De facto não obstante ter cometido erros de facto notórios, os quais são cometidos por todos os seres humanos, o Sr. Silvério denotou um comportamento gravíssimo quando perto do fim do jogo insultou de forma inusitada (dizendo-lhe “vai-te foder ó Marquinhos”) o nosso atleta Marcos Vinicius, depois de lhe ter exibido o cartão amarelo.

5.º O nosso atleta Norberto Joel (conhecido no futsal por Guri) dirigiu-se ao senhor árbitro e disse-lhe que ninguém tinha sido mal educado para que ele insultasse o colega Marquinhos. O Senhor Silvério imediatamente expulsou o jogador Guri exibindo-lhe o segundo cartão amarelo.

6.º O Viseu Futsal ganhou o jogo, mas entende que este tipo de comportamento não deve passar em falso e que o Conselho de arbitragem deverá indagar através de processo de averiguações o que sucedeu.

7.º Aliás, quer os jogadores do Viseu Futsal quer os do Gafanha ouviram o que se passou e naturalmente ficaram pasmados com o sucedido.

8.º Quando um atleta denota este comportamento perante um árbitro é punido.

9.º E quando sucede o inverso? Ficará impune?

10.º Apresentamos esta exposição porque temos no futsal uma enorme paixão e julgamos que o comportamento do senhor Silvério em nada dignifica a modalidade.

11.º O Viseu Futsal e outros clubes têm grandes razões de queixa do trabalho deste árbitro, não se compreendende como é que este árbitro apita na 2.ª divisão nacional. Este ano o senhor Silvério já apitou por diversas vezes o Viseu Futsal talvez devido à proximidade da cidade da Guarda onde se encontra filiado.

Assim, para nós basta! Pedimos a vossa excelência que não volte a nomear este árbitro para realizar jogos em que intervenha o nosso clube.


Viseu, 10 de Fevereiro de 2010.

10 comentários:

Anónimo disse...

O QUE IMPORTA ESTA NOTICIA AQUI NO BLOG???? VÊ-SE MESMO QUE É DIREGIDO POR PESSOAS QUE LÁ ESTAO....

Anónimo disse...

e agora pergunto eu: pk é que sao colocadas todas as noticias aqui neste blog que pertencem ao viseu futsal de todos os escaloes; comunicados etc. e dos outros clubes nao o são? sr. administrador peco-lhe divulgue tambem as dos outros clubes para que as pessoas nao se sintam despresadas e postas de parte. A muitos clubes na regiao divulgue-os tambem. pois à muita gente fora de viseu que vê este blog e ja se comenta que este blog pertence ao viseu futsal 2001.

Anónimo disse...

e quantas vezes è que ja faram ajudados??? e por o serem fizeram alguma exposicao ao CA da FPF???

Anónimo disse...

a malta ja esta habituada a ser a culpa sempre dos homens do apito...

Anónimo disse...

E todos os Clubes de Futsal em Viseu, pedimos que não se nomeiem mais Caiados. São os mentores de tudo aquilo que diz o Viseu Futsal cá no nosso burgo.

Anónimo disse...

Para quem sabe ler (estando subjacente a este verbo que também compreendem aquilo que leêm) o Viseu Futsal não critica as arbitragens, nem os erros técnicos que possam ter prejudicado a equipa. A crítica é sim feita a um árbitro e à sua formação, ou melhor dizendo, falta dela. Qual é a direcção que não defende os seus atletas publicamente quando estes são enxovalhados pelos árbitros? Os que não o fazem têm medo do tal sistema que está montado. Parabéns à direcção do clube pela coragem demonstrada.
De notar, ainda, que a direcção criticou publicamente os árbitros por duas vezes na sua história, e em nenhum desses jogos perdeu. No ano passado frente ao Boavista, onde empatou e inclusivé emitiram um comunicado conjunto e neste jogo em qu venceram. Por tudo isto não me parece que estejam a tentar desviar atenções de maus resultados, política frequentemente seguida em muitos clubes.
Sobre uma direcção que "não sabe o que está a fazer", infelizmente os iluminados cá do burgo não conseguiram encontrar em todo o distrito clube com melhores resultados. Em 8 anos de vida chegou à 2ª divisão nacional. No ano passado terminou em 5º, este ano está em 3º lugar atrás de equipas muito fortes como são o Modicus e Rio Ave. Não vejo qualquer desilusão ou retrocesso.
Mas é bom notar que hoje os viseenses, mesmo aqueles que apenas aparecem nas más alturas e unicamente com o intuito de criticar tenham uma expectativa tão alta em relação ao clube, onde um 3º lugar numa 2ª divisão nacional é encarado como um fracasso. A todos espero que continuem a trabalhar muito e bem pelo futsal do distrito.

Anónimo disse...

esse arbitro é a maior aberração da arbitragem é mesmo um... deve ser um frustado, espelha bem a senhora que deixa no carro enquanto vai apitar... eu acho que já lhe deviam ter feito a folha afinal ele mora a 40 minutos daqui a andar devagar, 200 euros o meteriam no lugar e lhe dariam um pouco mais de respeito pela modalidade e por todos os seus intervinientes... se é que me faço entender... conheço algumas pessoas residentes em bairros de boa fama que fariam o favor de lhe entregar a humildade... eu dou 50 euros...

Anónimo disse...

Caro e Iluminado Anónimo (sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010 19h57min00s WET) com elevadas responsabilidades no referido clube e juíz em causa própria "parabéns à Direcção": ler não significa entender. Mas criticar dessa forma quem consigo não concorda também não me parece correcto. Ah, e includive é um latinismo. Não leva acento.

Anónimo disse...

já lhe deviam ter feito a folha? 200 euros o meteriam no lugar? Faz-se entender muito bem. O que não se entende é os administradores do blog pactuem e publiquem um comment que incentiva claramente à violência.

Anónimo disse...

violência??? tenho a dizer que existem cursos de boas maneiras bem mais caros e alguns de formação civica mais ou menos dentro dos 200 euros... incentivo à violência é esse senhor ou ainda nao repararam??? qual será a habilitação académica desse senhor???