segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Casa do Benfica de Viseu 1 - Gumirães 3‏

Jogo Iniciados

Casa do Benfica de Viseu 1 - Gumirães 3

O Gumirães defrontou este sábado a Casa do Benfica de Viseu e venceu por três golos contra um do adversário.
O jogo começou praticamente com um golo do Gumirães que decorridos cerca de 30 segundos e na sequência de um pontapé de canto a bola sobra ao 2º poste e aparece Bernardo que não teve qualquer dificuldade em finalizar. Trata-se de um lance de estratégia que a nossa equipa trabalha, como tal atribuo o mérito a quem ataca e não demérito de quem defende. Mesmo em vantagem muito cedo o Gumirães não se retraiu na sua estratégia. Sempre que era possível tentava pressionar os jogadores adversários no seu meio campo e as vezes que não foi possível faze-lo deveu-se às reposições de bola do Guarda Redes adversário directamente para o nosso meio campo. Por outro lado foi sempre a nossa equipa que tentou construir lances de ataque organizado já que o adversário limitava-se a esperar pelo nosso erro para contra atacar, mesmo encontrando-se em desvantagem. Como tal, a procura de espaços para atacar foi constante mas a pouca mobilidade da nossa equipa em alguns momentos não era suficiente para criar grandes oportunidades. O equilibrio era a toada do jogo e numa perda de bola da nossa equipa, a equipa da Casa do Benfica aproveitou bem a transição rápida e conseguiu chegar ao empate. O empate mexeu um pouco com o jogo. O Gumirães acusou alguma ansiedade e tentava repor a vantagem mas de forma mais emocional do que racional. A consequência disto foi uma maior abertura do jogo o que possibilitou algumas transições para a Casa do Benfica e numa delas é Gonçalo a salvar o golo do adversário em cima da linha de golo numa atitude de grande coragem e entrega deste jogador. O intervalo chegou com o empate a 1 golo e ajudou a serenar a nossa equipa.
No inicio da 2ª parte a cadencia do jogo foi semelhante à 1ª, isto é, o Gumirães a tentar construir lances de ataque de forma organizada e o adversário limitava-se a esperar pelo erro. A mobilidade dos nosso jogadores foi maior e os os espaços começaram a aparecer. E foi consequência deste maior caudal ofensivo que o Gumirães consegue chegar à vantagem através de uma reposição lateral em que o remate de Ramalho sofre um pequeno desvio por parte de Cristiano e a bola acaba por entrar. O jogo ainda estava longe de estar resolvido mas a reacção do adversário foi pouco eficaz e a estrutura defensiva atrás do meio campo mantinha-se mesmo estando em desvantagem. Assim sendo o Gumirães continuava com o controlo do jogo e numa jogada individual de Ramalho a partir da ala para o centro concluída com um remate fortíssimo permitiu ao Gumirães chegar ao terceiro golo quando ainda faltavam 4 minutos para terminar o jogo. A partir daqui a Casa do Benfica decidiu-se em pressionar-nos alto mas sem consequências de maior. O jogo terminava com o resultado de 3-1 favorável ao Gumirães. O Gumirães foi um justo vencedor na medida em que assumiu sempre querer ganhar o jogo e como diz o velho ditado:"Quem procura acha...". Uma palavra de apreço para a Casa do Benfica de Viseu que foram dignos vencidos.

Gumirães - Tiago Melo, Tó, Gonçalo, Arikson, Auelde, Filipe, Cajó, Ramalho, Cristiano, Bernardo, Pipo e Ricardo
Golos: Bernardo, Ramalho (2)
Treinador: Bruno Nascimento
Coordenador: Marco Filipe
Director: Luiz Correia

8 comentários:

Helder disse...

Peço imensas desculpas, mas com certeza o jogo que viu não terá sido bem o mesmo, pelo menos no que toca a determinados aspectos que eu peço que me corriga se não for verdade...1º golo só pode ser desmérito defensivo, pois marcar um canto com colocação de bola ao 2º poste é treinado por todas as equipas, por isso é colocado um defensor junto a essa zona...onde é que ele estava?!..há pois não descobriu, ele também não pois não estava lá...e depois é só empurrar com certeza o esférico...de seguida dizer que o 2º golo nasce de uma pressaão maior da sua equipa?!..sim realmente estavam a pressionar alto, como tal a bola teria que ser colocada nas costas da defensiva ao mesmo jogar com o GRedes, no entanto o nosso marcador passou directamente a bola para o seu pivot, que estando sózinho á entrada da área foi só fuzilar, ou estarei enganado...é claro, teve o mérito de estar no local certo, mas de certeza que o passe do meu jogador não seria para ele, não acha?...ou seja 2 golos mais que oferecidos...claro que é sempre preciso marcar e também se costuma dizer que "para uma equipa ganhar a outra tem que errar, senão dá empate..."nós erramos em momentos importantes e a nossa estratégia a perder realmente não foi eficaz, pois como já disse em jogos anteriores, quem não tem cão, caça com gato e eu não tenho jogadores para jogar em ataque continuado, pois depois levam vários golos nas costas (os tais erros por falta de marcação), aí sim tenho que trabalhar, pois como deve saber é sempre bonito atacar, mas como já devia ter provado neste campeonato, nem sempre é eficaz, e com as caracteristicas de jogadores que tenho, só mesmo neste sistema...pode ser que "ache" um pivot de raíz e aí sempre posso mudar o sistema, para já é como tem dado melhor resultado...e se bem se lembram, na 1ª volta resultou, ou estarei enganado! Com isto não quero dizer, que foi imerecido, ou fazem mal em jogar assim, pelo contrário, é um futsal mais bonito e que com certeza dará mais golos, desde que tenha jogadores com as qualidades necessárias para isso, pode ter a certeza, que se apanha-se árbitros como já apanhei, a maior parte dos "Tackles" dos seus jogadores eram faltosos e aí se calhar já não podia ser tão agressivo defensivamente, senão a 6ª falta chegaria depressa (como nos aconteceu em Lamego, por exemplo!), mas não tirando o vosso mérito que se tem vindo a afirmar, tem que concordar comigo que o nosso desmérito foi aínda maior, já que como sabe, trocar bem a bola atrás da nossa linha de meio campo, que eu saiba, não dá vitórias a ninguém e se for correcto na análise, em oportunidades, o seu Gredes se calhar fez mais defesas decisivas do que os meus, não?! Obrigado e Boa sorte para voçês neste campeonato que agora sim está a ser mais equilibrado...só falta chegar a equipas como o ABC ou O Tabuaço, pois todas as outras estão mais equilibradas, podendo acontecer qualquer resultado, como se tem visto!Saudações Futsalisticas

Helder disse...

Boa tarde a todos! peço desculpa por intervir, mas tenho algumas correções a fazer ao que aqui foi dito, com certeza que o 1ºgolo foi de uma jogada estuda, estudada por todos as equipas do campeonato, colocação da bola ao 2ºposte na marcação de um canto, por isso é que se coloca aí um defensor, não é verdade, e eonde estava ele?!...pois o resto foi só empurrar...o 2º golo surge realmente de uma reposição lateral...esqueceu-se foi de dizer que da equipa da CBViseu m que o nosso jogador "ofereceu" a bola num passe completamente "disparatado" ao jogador do Gumirães, que em frente da baliza á entrada da área, foi só fuzilar, não é verdade!...em suma 2 golos completamente oferecidos por desconcentração nossa, e um golo de jogada individual vossa é o resultado final!...realmente têm mais a bola, procuram atacar mais, mas se lembrar do jogo, poucas oportunidades criaram, pois trocavam a bola quase sempre no vosso meio campo, e que eu saiba, aí não se marcam golos!?, pelo contrário, nós fechados atrás e procurando o contra-ataque tivemos várias oportunidades, principalmente no 1º tempo...se eu tivesse alguns jogadores com a vossa técnica, nomeadamente um que já jogou na CBenfica em Viseu, talvez pudesse também fazer outras "coisas", mas como eu costumo dizer, quem não tem cão, caça com gato!..aínda assim os resultados equilibrados que se têm registado são bons para a modalidade, pois é nestes jogos renhidos, que os jogadores aprendem a lidar com a pressão e a fazer melhor. Saudações desportistas e boa sorte para o restante campeonato, que nós também a vamos procurar!

Anónimo disse...

Realmente estes comentários relativos aos jogos da formação espelham claramente o estado do nosso futsal nestes escalões...
Preocupações em demasia com os resultados e com as arbitragens e em minoria com o que realmente interessa: formar, motivar, ensinar, treinar, atacar, defender, transitar, passar, receber, desmarcar (paralelas, diagonais) etc.

"O pior cego é aquele que não quer ver!"

Saudações

Anónimo disse...

O principal objectivo da formação é, como o próprio significado da palavra, ensinar...neste caso futsal. Se ganhar for conjugado com formar melhor ainda.

Se as vitórias daí advierem, outros aspectos tecnico-tácticos futsalísticos estarão, em breve, consolidados e passarão para 2ºplano, entrando em cena outros e assim consecutivamente, dando primazia à evolução.

Assim, o Futsal em Viseu agradece!

Anónimo disse...

Homessa! Então agora cda clube não pode fazer o seu comentário ao jogo como quer.

Anónimo disse...

Homessa,

faça o comentário conforme deseja! Os outros tb o fizeram dando, apenas, as suas opiniões! Não se sinta atacado mas aprenda a ver e/ou ensinar FUTSAL aos nossos meninos para que, um dia sim e num futuro muito próximo, consiga dizer que tem já têm qualidade para se baterem contra quaisquer outras equipas!

Homessa, o Futsal em Viseu apenas opina!

Helder disse...

Bem, visto que fui eu, ou melhor, os meus comentários que deram azo a esta salutar troca de opiniões, gostava de fazer um apanhado de tudo que foi dito, referindo, que felizmente no clube que represento, neste escalão de Iniciados (que neste clube é o 1º escalão de formação?!) o que me é pedido é que estes jovens (de 13/14 anos!) que aqui chegam pela 1ªvez, muitos sem nunca terem praticado Futsal (a não ser nas escolas, que como sabem é bem diferente!) ou saibam sequer as regras básicas deste desporto, tenham a possibilidade de se "formar, motivar, ensinar, treinar, atacar, defender, transitar, passar, receber, desmarcar (paralelas, diagonais) etc.", como diz e bem um dos nossos anónimos...aliás de outra maneira nunca tinha aceite o cargo que me propuseram... o manter estes jovens a praticar desporto, a conhecerem e aceitarem as regras e normas do são convivio social, o aprenderem a respeitar e a lidarem com as frustações, o espirito de grupo, a importância da disciplina, o tentar imputar-lhes maior maturidade pessoal por forma a terem uma vida saudável e longe dos perigos viciantes que a todas as portas hoje em dia batem... é a minha meta, o meu "Karma" e é nesse sentido que semanalmente de forma gratuita, os tento motivar a trabalhar sempre mais um pouco, aceitando tudo e todos, com melhores ou piores qualidades futsalisticas, e fazendo questão de todos participarem nos respectivos jogos em que são chamados a intervir... no entanto e quem tenta liderar algo, sabe que para conseguir tudo isso é muito melhor, se lhes juntar-mos alguns resultados desportivos que lhes provem o seu valor enquanto praticantes, pois enquanto homens, esse prova-se em todos os treinos, nas tristezas e nas alegrias... é sempre mais fácil motivar ganhando, pois há alturas em que as vitórias "morais" já não conseguem trazer a "esperança" de continuarem a lutar...por mais que digamos que este é o caminho e que mais tarde ou mais cedo vão apresentar resultados, a descrença quando se instala é muito díficil de debelar, daí saber sempre bem quando alguns resultados lhes provam que afinal são capazes!..Lógicamente, cada equipa sabe de si...nós temos a nossa filosofia, mas também temos o nosso orgulho, e quando se relatam "coisas" que não concorda-mos, porque também sabemos fazer "mea culpa" e progredir com os erros praticados, acho que temos a legitimidade de os corrigir...afinal todos estamos em aprendizagem, não é verdade, e reconhecer os méritos dos adversários ou os nossos desméritos fazem parte dessa aprendizagem...como tal me despeço, pedindo desculpas se ofendi alguém, mas como em toda a minha vida fui, assim continuarei, a dizer o que penso e o que sinto e podem ter a certeza, que os meus jogadores me aceitam desta maneira e até hoje posso dizer, que nunca ninguém abandonou a "minha" equipa, ao contrário de outras que por aí andam... OBRIGADO e SAUDAÇÕES FUTSALISTICAS!!!

"Vale mais um pássaro na mão, que dois a voar!"

Anónimo disse...

Muito boa tarde

Gostei de ler as suas palavras caro Helder, mas soa-me a alguma musica. Uns lidam melhor com as vitórias outros com as derrotas, é assim o desporto. O que interessa e como bem diz é que pratiquem desporto. O final é que não acho muito propositado. Se alguém sai de algum lado ou não já não interessa para o caso. Está a dar alfinetadas escusadas que não faço ideia a quem se dirigem. Preocupante, no meu ponto de vista, é o facto das abordagens feitas aos miúdos para trocarem de clube, deixem os miúdos fazer a sua escolha. Isto não é dirigido a si. E como ando nisto da formação do futsal à já alguns anos incomoda-me. Falou num dos seus comentários num jogador do Gumirães que já foi seu (seria o nº13?) (eu vi o jogo), deixe-me que lhe diga, pelo que sei e pelo que me informaram, o treinador do Gumirães que esteja atento pois vão ser feitas abordagens para o miúdo mudar de ares. E olhe que não é gente de cá.
Estes abutres é que temos de combater. Deixem o miúdo fazer o precurso dele. E estão a ser incorrectos para com o clube que o formou.
Isto sim temos que combater.
Um abraço a todos.