sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional 3ª Divisão de Futsal‏

Futsal

Campeonato Nacional 3ª Divisão (15ª jornada)

Pavilhão Municipal de Nelas

ABC de Nelas 5 Gafanha 7

Erros em demasia ditam derrota caseira!

À partida para este jogo, e depois do empate cedido com o Monte Pedras, o ABC estava obrigado a vencer um aflito Gafanha para não se deixar apanhar pelos seus mais directos perseguidores. E até começou bem a equipa academista com Júlio a inaugurar o marcador na conclusão de uma bela e rápida jogada de transição ofensiva à passagem do terceiro minuto. Porém, a equipa visitante não se intimidou e jogando com o seu guarda-redes como 5º homem ia obrigando o ABC a recuar um pouco as linhas nunca deixando a equipa beirã controlar a partida a seu bel-prazer. Aos oito minutos dá-se a primeira de muitas situações anómalas com o Gafanha a alcançar o empate aproveitando da melhor forma um lance em que Traitas é claramente carregado em falta. A partir deste lance a equipa de arbitragem assumiu claramente o protagonismo do jogo evidenciando o claro propósito de prejudicar e enervar a equipa do ABC o que, diga-se, acabou por conseguir. Para além dos cartões amarelos que ia distribuindo, condicionando em poucos minutos 5 jogadores academistas, e depois do Gafanha ter atingido a 5ªfalta a meio da primeira parte, nunca mais assinalou uma falta aos visitantes, caindo até no ridículo de mostrar amarelo a Bessa por uma pretensa simulação quando este foi claramente carregado à entrada da área. Perante este cenário quem ia aproveitando eram os de Aveiro que acabariam por chegar ao segundo golo aos dezassete minutos recolhendo em vantagem para os balneários.

A segunda parte não podia ter começado da pior maneira para o ABC. À passagem dos dois minutos, na conversão de um livre indirecto saído da “cabeça luminosa” da dupla de arbitragem, o Gafanha aumenta a vantagem para, ainda dentro do mesmo minuto fazer o quarto golo num lance que nunca tínhamos visto num jogo de futsal. Com Gaza adiantado, o guarda-redes adversário faz um balão e a bola lá foi subindo em direcção baliza até…até bater num cabo esticador da rede de protecção do tecto do pavilhão, mudar de trajectória e entrar na baliza. Ora, quando todos pensavam que o jogo seria interrompido e recomeçado com a reposição de bola pelos academistas a equipa de arbitragem assobiou para o ar e, perante a surpresa de toda a gente, adversário incluído, valida o lance e dá golo para o Gafanha. Perante a contestação e a evidência - o cabo abanava, abanava e abanava - a dupla de arbitragem respondeu com a expulsão de dois elementos do banco do ABC.

Apesar de tudo, e mostrando raça de campeões, a equipa uniu-se e quase de seguida fez dois golos de rajada entrando novamente na discussão do resultado a quinze minutos do final da partida.

Porém, muito ansiosa e perante um adversário a jogar sem pressão, a formação academista viria a sofrer o quinto golo numa perda de bola a meio da segunda parte. Com a desvantagem de dois golos, a seis minutos do final o ABC arrisca com Traitas a jogar como guarda-redes avançado. Quase de seguida o mesmo Traitas reduz novamente para a diferença mínima empolgando novamente um pavilhão que nunca regateou esforços no apoio à equipa. Só que, definitivamente esta não era uma tarde de acerto para os academistas e, em nova perda de bola o Gafanha aumenta novamente a vantagem para dois golos de diferença. A dois minutos e meio do final o ABC volta a reduzir para a diferença de um golo, na conversão de uma grande penalidade, alimentando uma vez mais a expectativa de uma reviravolta no marcador. Porém, nova perda de bola a jogar com guarda-redes avançado ditou outro golo “oferecido” ao Gafanha e com muito pouco tempo para jogar a força anímica começava a faltar também.

Derrota academista que em nada belisca as aspirações de todo o grupo de trabalho e que apenas vai fortalecer e unir ainda mais a equipa em redor do seu objectivo, cientes que o lugar que ocupamos na tabela classificativa nos faz jogar muitas das vezes contra duas equipas numa só partida.

Depois da pausa do próximo fim-de-semana, o ABC vai a Vale de Cambra jogar com a equipa local com quem partilha o segundo lugar.

O ABC Nelas alinhou com: Gaza, China (1), Bessa (1), Júlio (2), Traitas (1), Vítor Pais, Nuno Seco, Zé Ricardo, Bruno Simões, Bruno Costa (cap), Pelé e Zé-Tó.

Equipa Técnica: Paulo Alves (treinador principal), Hugo Moura, Zézé e Márito (treinadores adjuntos).

Directores: Carlos Jorge Matias (director do escalão sénior), Ernesto Esaú (director desportivo do Futsal) e Fernando Adriano (director/fisioterapeuta).


5 comentários:

Anónimo disse...

"Jogar contra duas equipas numa só partida"... Claro, nunca perdem por culpa própria...

Anónimo disse...

Meu caro é sempre bom ver que no distrito todos apoiam as suas equipas... E não é verdade o que diz. Leia as crónicas, estão todas aqui, em que em alguns jogos msmo ganhando se fala em felicidade e se assume a derrota com a Cohaemato. Força a todas as equipas de Viseu.

Anónimo disse...

Já é velha, mas actual ainda se unirem forças. VISEU UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO... Usem e pratiquem esta coisa actual e já velhinha. O Futsal Agradece.

Anónimo disse...

falem tambem do rio de moinhos,que apesar de desfalcado conseguiu um bom resultado so com 5 jogadores frente ao cohaemato,e uma boa vitoria frente ao monte pedras. força abc.vitsof

Anónimo disse...

Boa sorte também para vocês, Rio de Moinhos. A manutenção não é fácil, mas ainda há muito campeonato. Acreditar até ao fim. Boa sorte. Abraço nelense.