sexta-feira, 11 de março de 2011

ABC de Nelas - 4º Encontro " II ABC DO FUTSAL FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO"‏

4º Encontro de Futsal Formação ABC de Nelas
“II ABC DO FUTSAL FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO”
Domingo, 13 Março, a partir das 14:30H, no Pavilhão Municipal de Nelas
PETIZES (4 a 6 Anos) / TRAQUINAS (7 e 8 Anos)
O Pavilhão Municipal de Nelas acolhe este Domingo, DIA 13, os Encontros de Futsal Formação “ABC do Futsal Fundação Lapa do Lobo”, uma grandiosa festa da criançada. Este evento desportivo surge no seguimento de outros encontros realizados todos os meses desde Dezembro, e insere-se na estratégia desportiva traçada pelo ABC de Nelas para 2011, que pretende que as crianças destes escalões, que não têm provas federadas, tenham também a oportunidade de praticar desporto, conviver e socializar.
Estes Encontros, em sistema de concentração, vão realizar-se todos os meses até ao fim do ano desportivo, em Junho.
O Objectivo primordial desta organização prima claramente pelo puro prazer que a prática desportiva proporciona às crianças e o benefício que daí resulta para a sua saúde e para o seu processo formativo.
Neste convívio participam mais de 100 crianças, estrelinhas cintilantes das equipas participantes: Escola de Desporto Carlos Franco (Paranhos da Beira), Viseu Futsal 2001, e a equipa da casa, o ABC de Nelas.
Esta organização do ABC de Nelas conta uma vez mais com o apoio da Fundação Lapa do Lobo.
CONTEXTUALIZAÇÃO E OBJECTIVOS:
Foram criados oficialmente na época em curso os escalões de Petizes e Traquinas, para crianças dos 5 aos 8 anos. Alguns clubes, como o ABC de Nelas, já trabalhavam com estas idades há algum tempo. A “oficialização” destes escalões é pois uma boa notícia e constitui em si um determinante passo para a plena integração da prática desportiva das nossas crianças. No entanto, pelo menos esta época, não haverá nenhuma concentração/convívio oficial para o Futsal (só haverá para o Futebol).
Assim, e no intuito de proporcionarmos a estas crianças o direito que também têm à festa dos jogos com outras equipas em salutares confraternizações, propomo-nos a organizar, em colaboração com outros clubes da região, jornadas de convívio, em concentração, pelo menos uma vez por mês. Nos meses em que não haja convívio organizado por nenhum clube, o ABC de Nelas responsabiliza-se pela sua organização.
Estes convívios não terão carácter competitivo, resultando por essa razão que não haverá qualquer classificação ou distinção individual. Os prémios/lembranças serão iguais para todos.
O Objectivo primordial é claramente o puro prazer que a prática desportiva proporciona às crianças e o benefício que daí resulta para a sua saúde e para o seu processo formativo.
REGULAMENTO:
1 – ORGANIZAÇÃO
Os Encontros de Futsal Formação “ABC do FUTSAL” são uma organização do ABC de Nelas, destinada aos escalões de PETIZES (nascidos em 2004, 2005 e 2006) e TRAQUINAS (nascidos em 2002 e 2003). As equipas podem ser mistas, só de raparigas ou só de rapazes.
2 – DATA E LOCAL DOS JOGOS
O Convívio realiza-se no dia 13 de Março de 2011, sendo todos os jogos efectuados no Pavilhão Municipal de Nelas.
3 – FORMA DE DISPUTA E OBRIGATORIEDADE DAS EQUIPAS
No sistema de Poule (todos contra todos), por 3 equipas em cada escalão.
É obrigatório jogarem sempre TODOS os Jogadores (até porque não há classificações).
4 – COMITIVA
Cada equipa poderá apresentar-se até ao máximo de 20 elementos (acompanhantes incluídos).
5 – IDENTIFICAÇÃO DOS JOGADORES
A identificação dos jogadores será feita através da apresentação de cartão do cidadão/cédula no registo das equipas, na respectiva Lista de Participantes.
6 – DURAÇÃO DOS JOGOS
Em cada escalão, cada jogo terá a duração de 2 x15 minutos (tempo corrido), com intervalo de 2,5 minutos (sem ida aos balneários).
7 – TEMPO PEDAGÓGICO
Os treinadores têm direito a 1 minuto de orientação pedagógica por jogo.
8 – ARBITRAGEM
A arbitragem ficará a cargo da organização, podendo ser feita por membros de todos os clubes participantes.
9 – REGRAS DE JOGO
De acordo com as leis do jogo de Futsal em Vigor (e muita tolerância e pedagogia).
10 – CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela organização.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa.