sexta-feira, 11 de março de 2011

17ª Jornada Campeonato Nacional Futsal 3ª Divisão‏

Futsal Seniores

Campeonato Nacional 3ª Divisão (17ª jornada)

Pavilhão Municipal de Nelas

ABC de Nelas 4 AJAB Tabuaço 4

Ter o pássaro na mão e ver os 2 pontos a voar…

Com uma segunda volta muito aquém do realizado na primeira metade deste campeonato, encontraram-se em Nelas as duas equipas do distrito mais bem classificadas na prova e com legítimas aspirações à luta pelos lugares de subida. O muito público presente no Municipal de Nelas assistiu a uma partida intensa, extraordinariamente leal, com fair play total (poucas faltas e inexpressivo registo disciplinar) e com o resultado a ser discutido até ao último segundo. Uma verdadeira partida de futsal, modalidade que vai conquistando cada vez mais adeptos pela intensidade e espectacularidade dos jogos.

Com quatro minutos jogados a contabilidade já acusava duas claras oportunidades de golo para os academistas e duas bolas aos ferros da baliza do guardião de Tabuaço. Era um sinal da melhor entrada em jogo da equipa da casa, ilustrada ainda com a escandalosa perdida de Edú que, frente à baliza, fez o mais difícil atirando ao lado. Mais certeira foi a equipa forasteira que, à passagem do minuto dez, aproveitou da melhor forma uma transição para inaugurar o marcador. Nos minutos que se seguiram a equipa academista pareceu acusar o golo e, curiosamente na primeira falta do desafio aos quinze minutos, o Tabuaço aumentava a vantagem fazendo a bola passar entre a barreira e o guarda-redes Zé-Tó. Era altura do ABC correr atrás do resultado e a melhor resposta veio com dois golos em pouco menos de dois minutos, através de Nuno Seco, após excelente recuperação de bola de Pélé e, quase de seguida, com Traitas em brilhante rasgo individual.

Os primeiros dez minutos da segunda parte não trouxeram qualquer alteração ao marcador, tanto por culpa do acerto defensivo das equipas como pelo respeito mútuo que não permitia grandes ambições ofensivas. Porém, a equipa do ABC mostrava-se sempre mais perigosa e consistente e obrigada a fazer as despesas do jogo, pelo que, o golo de Edú a caminho dos onze minutos de jogo, apenas veio repor alguma justiça no marcador. A quatro minutos do final Traitas amplia para 4:2, altura em que o técnico da AJAB resolve arriscar no “guarda-redes volante”. E, apesar dos academistas terem tido por mais que uma vez oportunidade de ampliar a vantagem e assim arrumar o jogo, a verdade é que no último minuto os visitantes fizeram dois golos acabando por empatar a partida, perante a incredulidade do muito público afecto à equipa nelense.

Divisão de pontos numa grande jornada de futsal com três excelentes equipas do distrito – a arbitragem era da A. F. Viseu e esteve em excelente plano – mas que acabou por atirar ambas as equipas dos lugares de subida em detrimento de outras duas formações do vizinho distrito de Aveiro.

Este fim-de-semana o campeonato faz nova pausa que se espera retemperadora para que rapidamente se retome o caminho das vitórias que, nesta segunda volta, têm estado completamente fora da rota academista.

O ABC Nelas alinhou com: Zé-Tó, China (cap.), Bessa, Vítor Pais, Edú (1), Traitas (2), Nuno Sêco (1), Zé Ricardo, Pelé, Rafa, André Coelho e Gaza.

Equipa Técnica: Paulo Alves (treinador), Hugo Moura (treinador adjunto) e Márito (treinador g-redes)

Directores: Carlos Jorge Matias (director do escalão sénior), Ernesto Esaú (director desportivo do Futsal) e Fernando Adriano (director/fisioterapeuta).


Sem comentários: