quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crónica Iniciados - Gigantes Mangualde 7 - Gumirães 7‏‏

Jogo Iniciados

Gigantes Mangualde 7 - Gumirães 7


Na passada segunda feira o Gumirães deslocou-se a Mangualde para disputar o jogo referente à penúltima jornada do campeonato distrital de iniciados. O resultado foi um empate a 7 golos num jogo muito bem disputado. As equipas entraram a pressionar a todo o campo o que permitiu maior abertura de espaços nas zonas mais recuadas, por outro lado tornou o jogo mais interessante e mais emotivo.
O Gumirães marcou primeiro através de Auelde e os Gigantes empataram pouco depois. O Gumirães não desmotivou e numa jogada de bem conseguida através de sucessivas tabelas chegou ao 2-1 por Cajó. Os Gigantes solicitaram um desconto de tempo que acabou por ser determinante para a viragem do jogo. As transições defesa - ataque iam-se sucedendo e mais golos se adivinhavam. Os Gigantes marcaram o 2-2, o 3-2 e o 4-2. Foi a vez do Gumirães parar o jogo para uma conversa com os jogadores porque o jogo estava bastante desgarrado. Após o desconto de tempo o Gumirães conseguiu reduzir para 4-3, com Cristiano a rematar de forma oportuna na zona do pivô, mas os Gigantes em mais uma transição repôs novamente a vantagem em dois golos. O Gumirães através de um livre bem apontado por Cristiano reduziu novamente a desvantagem. O resultado ao intervalo era de 5-4 a favor dos Gigantes. Na 2ª parte a equipa do Gumirães melhorou a sua atitude competitiva, cometeu menos erros defensivos e com isto conseguiu empatar o jogo. A intensidade da 2ª parte foi um pouco mais baixa fruto de uma 1ª parte com muito ritmo, mas a atitude pressionante manteve-se e essa atitude valeu ao Gumirães voltar a estar à frente do marcador com mais um golo de Cristiano. A partir deste momento o jogo estava bastante aberto e qualquer uma das equipas podia marcar e isso aconteceu a 1 minuto e 30 segundos do fim para a equipa do Gumirães, alcançando o 5-7, com uma transição de 3x0 porque um atleta dos Gigantes estava caído no chão. Assim sendo e como a nossa forma de estar no desporto é sempre em prol do fair-play concedemos que a equipa dos Gigantes marcasse um golo para repôr o resultado pela diferença de um golo devido ao facto de termos alcançado o nosso golo com um atleta adversário caído no chão. 6-7 era o resultado com um minuto para jogar e numa jogada de insistência os Gigantes conseguiram num ressalto marcar o empate quando faltavam 20 segundos para terminar o jogo. resultado final foi o empate a 7 golos.
O empate acaba por ser um resultado justo pelo que as equipas fizeram. Nota-se alguma evolução nas equipas relativamente à 1ª volta e também uma mudança de mentalidade por parte dos Gigantes em deixar de jogar na expectativa atrás do meio campo e a assumir a busca do jogo através de uma atitude pressionante, coisa que o Gumirães já faz desde o inicio da época. Parabéns a todos os intervenientes.
A atitude de fair-play do Gumirães que seja encarada como uma lição para todos os intervenientes, pois está-se a lidar com formação em que o resultado é importante, porque ninguém gosta de perder, mas nem sempre o mais importante. Os jovens de hoje vão ser os homens de amanhã...
O Gumirães deixou fugir os 3 pontos não por causa da atitude de fair-play mas por outros erros que foram cometidos durante o jogo.

Gumirães - Tiago, Miguel, Gonçalo, Arikson, Auelde, Filipe, Cajó, Tó, Cristiano, Bernardo, Pipo e Ricardo
Golos: Cristiano (3), Cajó (2), Auelde e Gonçalo
Treinador: Bruno Nascimento
Coordenador Técnico: Marco Filipe
Director: Rui Coutinho

2 comentários:

Anónimo disse...

deixou fugir os 3 pontos ou 2 pontos???

Marcos Neves disse...

Exelente crónica ao jogo e uma grande lição de fair-play. Os meus parabéns pois nota-se uma grande evolução dos vossos atletas, estão no bom caminho. Abraço