quinta-feira, 14 de abril de 2011

21ª Jornada Campeonato Nacional Futsal 3ª Divisão‏

Futsal Seniores

Campeonato Nacional 3ª Divisão (21ª jornada)

Pavilhão Municipal de Nelas

ABC de Nelas 5 Crecor 6

Mais um tiro no pé!

Depois da fantástica exibição frente ao primeiro classificado que devolveu a justa expectativa de ainda ser possível chegar ao cimo da tabela, ninguém esperaria que, frente a um eterno candidato ao título, o ABC de Nelas baqueasse por completo, perdendo novamente as carruagens da frente do comboio da subida de divisão.

Até começaram bem os academistas pois, com apenas trinta segundos de jogo, China acerta no poste, façanha que Julinho iria repetir à passagem do minuto cinco. E foi o canto do cisne no que respeita a domínio de jogo do ABC nesta primeira parte. Aos poucos a Crecor foi equilibrando o jogo e com oito minutos decorridos Gaza contabilizava já duas belas defesas. Daí até ao intervalo, destaque apenas para uma bola no poste da baliza de Gaza aos doze minutos e uma bela defesa do guardião da equipa de Cortegaça a remate de Traitas aos dezoito. De resto, foram uns primeiros vinte minutos maioritariamente penosos e jogados em marcha lenta qual protesto contra as portagens nas SCUT.

Com o marcador a zero e pelo que se vira na primeira metade, poucos acreditariam que a etapa complementar seria completamente diferente, alucinante e com onze (?) golos a ilustrar a entrega ao jogo das equipas. Em pouco mais de dois minutos o ABC de Nelas fazia outros tantos golos, primeiro por Bessa em insistência individual e depois por Zé Ricardo a confirmar uma bela jogada entre Traitas e Bessa. Tudo parecia encaminhado para uma vitória academista, tal foi a intensidade com que a equipa entrou para esta segunda parte. Porém, e com alguma felicidade, a Crecor faz de imediato o 1:2 através de um auto-golo de Traitas para, um minuto depois, empatar o jogo a dois golos, em novo auto-golo. A sorte esteve arredia nestes instantes. E não ficaram por aqui os de Cortegaça que, muito rápidos nas transições e aproveitando o desnorte dos homens da casa, ainda fizeram mais três golos em pouco mais de nove minutos, fixando o resultado em 2:5 à entrada dos sete minutos finais de jogo. Sem nada mais a perder Paulo Alves fez entrar Traitas para a posição de “guarda-redes avançado” que rapidamente viria a dar frutos com Edú a reduzir para 3:5 a pouco menos de cinco minutos para o final. Apesar do domínio evidenciado com a utilização do “5º homem” a verdade é que poucas foram as verdadeiras ocasiões de golo para o ABC reduzir a desvantagem. Aliás, à entrada do último minuto da partida, a Crecor aproveita uma perda de bola ofensiva dos nelenses e atira em direcção à baliza deserta ampliando a vantagem para 3:6. Era o canto do cisne academista que, numa derradeira e extraordinária prova de atitude e querer, ainda reduziu para 4:6 por Edú para, a trinta segundos do fim, na conversão de uma grande penalidade, o capitão Bruno Costa amenizar o amargo dos números da derrota para a diferença mínima, sendo que a escassos segundos do final o clube nelense quase conseguia o tento do empate.

Uma derrota dura, um castigo pesado para uma equipa que esteve demasiado tempo à espera que as coisas acontecessem e que dita o afastamento provisório dos lugares de subida. Parabéns à equipa da Crecor e uma palavra de apreço para a dupla de arbitragem pelo sóbrio trabalho realizado.

Domingo, pelas 18H00, o ABC de Nelas vai à cidade de Oliveira de Azeméis defrontar a formação local, numa partida difícil mas que, à semelhança das que restam, é proibido perder pontos para regressar às carruagens da frente.

O ABC Nelas alinhou com: Gaza, Bessa (1), Julinho, China, Traitas, Vítor Pais, Bruno Costa (cap.) (1), Edú (2), Zé Ricardo (1), Pelé e Zé-Tó.

Equipa Técnica: Paulo Alves (treinador principal), Hugo Moura, Marito e Zézé (treinadores adjuntos).

Directores: Carlos Jorge Matias (director do escalão sénior), Ernesto Esaú (director desportivo do Futsal) e Fernando Adriano (director/fisioterapeuta).

Sem comentários: