segunda-feira, 30 de março de 2009

Empate com sabor a derrota

BOAVISTA - VISEU FUTSAL 2001 (7 - 7)

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Série Norte - 22ª Jornada
Pavilhão do GD do Viso - Porto

Sábado, 28 de Março - 16h00
Assistência: cerca de 100 espectadores

BOAVISTA FC - João Salgado, Azevedo, Rogério Geitoeira, Preto e Fábio

Jogaram ainda: Tonante, Chico e Nuno Lemos

Não utilizados: Jota, Marco e Teixeira

Treinador: Alberto Melo

VISEU FUTSAL 2001 - Diogo, Borys, Carlinhos, Romário e Robson
Jogaram ainda - David, Careca, Vitinho
Não utilizados: Edu, Sequeira e Rike
Treinador: Augusto Assunção
Treinadores Adjuntos: Ricardo Matos e David Sousa

Equipa de Arbitragem: José Paulo Orfão e Mário Silva (AF Viana do Castelo)

Resultado ao intervalo: 4 - 0
Resultado final: 7 - 7

MARCADORES: Preto (7' e 35'), Rogério (16', 17' e 19'), Fábio (21') e Chico (40') pelo Boavista; Vitinho (21' e 22'), Carlinhos (26'), Robson (29', e 39') e Romário (30' e 33') pelo Viseu Futsal 2001


CARTÕES: Tonante (18'), Fábio (19'), Azevedo (38') e João Salgado (32' e 38'); Borys (3'), Careca (10'), David (18'), Vitinho (29'), Rike (39') e Diogo (19' e 35')

Num jogo entre duas equipas que têm vindo a fazer um campeonato tranquilo e com os seus objectivos praticamente assegurados, a equipa do Viseu Futsal voltou a mostrar valor e talento para estar alguns lugares mais acima na tabela classificativa.

O Viseu Futsal entrou bem no jogo, adoptando uma atitude mais dominadora frente a um Boavista a defender muito recuado e tentando aproveitar o contra-ataque para surpreender a equipa de Viseu.

O Viseu Futsal dominava o jogo mas não criava muitas oportunidades de golo e o Boavista explorava as rápidas transições ofensivas de Rogério Geitoeira e a colocação da bola no pivot Preto que frequentemente procurava os lances individuais para finalizar.

Aos 7' e num lance de bola parada, e com alguma sorte no remate de Fábio, Preto aparece oportuno dentro da área e finaliza de cabeça fazendo o 1 a 0.

O Boavista continuava muito fechado e João Salgado ia anulando as intenções dos viseenses em chegar ao empate. O Viseu Futsal ia acumulando faltas e aos 16' faz a sua 6ª falta que dá origem a um livre de 10 metros que Rogério converte fazendo o 2 - 0.

Na resposta dá-se um dos casos do jogo. Diogo, da sua área, tenta colocar a bola em Romário, colocado na área contrária, João Salgado salta nas costas do atleta viseense em direcção à bola, mas num erro de avaliação da trajectória da bola esta passa-lhe por cima e entra na sua baliza. O guarda-redes do Boavista fica desolado com o erro e deita as mãos à cabeça, mas o 1º árbitro resolve anular o golo e marcar nova falta contra o Viseu Futsal, perante a estupefacção de todos os presentes no pavilhão, inclusive os atletas do Boavista. Num lance que originaria o 2 - 1, resultou no 3 a 0 para o Boavista, por intermédio de Rogério.

Os erros do 1º árbitro continuavam a suceder, invariavelmente contra o Viseu Futsal, e aos 19' novo livre de 10 metros é assinalado, dando oportunidade para Rogério fazer o seu hattrick e elevar para 4 - 0, com que terminava a 1ª parte.

A desmotivação dos atletas do Viseu Futsal estava patente nas suas expressões ao sairem para o balneário. Mas ao sairem para a 2ª parte a equipa estava unida e decidida em fazer o seu jogo e mostrar o seu valor, apesar de conscientes das dificuldades que o 4 - 0 trazia.

Logo aos 21' Vitinho, uns dos mais inconformados e tendo realizado a sua melhor exibição deste campeonato, reduzia para 4 - 1 aproveitando uma reposição lateral efectuada por Romário.

Na resposta o Boavista ainda faz o 5 a 1 por Fábio, com muitas culpas defensivas. Mas este golo não abateu as ilusões dos comandados de Augusto Assunção e Vitinho numa bomba faz o 5 - 2 aos 22', para aos 24' falhar escandalosamente o 5 - 3 de baliza aberta, deixando antecipar pela rápida intervenção do João Salgado.

Aos 26' Carlinhos faz o 5 - 3 e a esperança dos viseenses renascia. Aos 29' Robson fazia o 5 - 4 e Romário concluia uma brilhante jogada de Carlinhos e empatava a partida ao minuto 30.

O Boavista não conseguia jogar, tal era a pressão exercida pelo Viseu Futsal, e o impossível chegava aos 33', com Romário a marcar novamente e completar a reviravolta no marcador fazendo o 5 - 6.

O jogo estava emotivo, apesar do domínio absoluto da equipa de Viseu, mas aos 35' o 1º árbitro expulsa o guarda-redes Diogo por acumulação de amarelos, numa situação que deixou muitas dúvidas no pavilhão. David entrou, mas o Viseu Futsal ficou com menos um elemento em campo e aos 36' Preto igualava de novo a partida num gesto técnico brilhante.

Aos 38' João Salgado via o 2º cartão amarelo e o Boavista ficava reduzido a 4 elementos. O Viseu Futsal aproveitou e Robson fez o 6 - 7 a 1 minuto do final do jogo.

Mas a injustiça chegava a 20 segundos do fim, com Chico, também a jogar como 5º elemento, finalizava na cara de David e fazia o 7 - 7, resultado final.

Os jogadores do Viseu Futsal sairam do campo frustrados pelo resultado, mas com a certeza que tudo fizeram para levar os 3 pontos para Viseu, tendo mostrado uma grande união e um coração enorme, que lhes deu a força necessária para acreditar na reviravolta do marcador depois de um resultado muito desfavorável na 1ª parte.

A equipa de arbitragem cometeu muitos erros, demosntrando alguma intranquilidade, num jogo em que ambas as equipas já nada tinham a ganhar ou a perder do ponto de vista dos objectivos da época.

No próximo domingo o Viseu Futsal recebe a equipa do Junqueira, pelas 17h30, no Pavilhão do Inatel de Viseu.

5 comentários:

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer com quantos jogadores precisam de estar na ficha para haver um jogo?

Anónimo disse...

TEM QUE ESTAR 4 JOGADORES DE CAMPO MAIS O GUARDA-REDES, PARA QUE O JOGO SE POSSA INICIAR! OU SEJA 5 JOGADORES NO MINIMO

Anónimo disse...

Na ficha julgo que são 7, mas para iniciar o jogo 5.
Ou seja, podem começar com cinco e chegarem mais atrasados os outros dois, mas tem que se comunicar aos arbitros.

Anónimo disse...

BASTA SO CINCO E NA FICHA TB.

Anónimo disse...

quem foi o triste que disse 7? vê-se mesmo qu não percebes nada de disto, so papaias pro ar!!
antes de falar deves te informar primeiro, para não induzir as pessoas em erro!! so se fala com certeza!!
futsal sempre