terça-feira, 2 de abril de 2013

Mais uma arbitragem vergonhosa

Anteviam-se dificuldades na deslocação ao líder Boavista. No entanto o Viseu 2001 não se atemorizou. Entrada destemida em campo, a mandar no jogo e a inaugurar o marcador aos 8 m da primeira parte por intermédio de Miguel. A primeira parte foi mui­to bem controlada pelos viseenses, porém a dois minutos do intervalo os visitados aproveitaram um erro da defensiva viseense e lograram empatar por Ricardo Santos. Naquela altura o Boavista estava tapado com cinco faltas e trinta segundos depois do golo a equipa de arbitragem começou a marcar a diferença no jogo: jogada escandalosa em prejuízo dos viseenses - à entrada da área do Viseu 2001 um atleta do Boavista corta a bola com a mão (6.ª falta e consequente livre direto que podia dar o 1-2 aos viseenses), o árbitro nada assinala e o jogador boavisteiro aproveitou para adiantar os visitados no marcador. Resultado tremen­damente injusto ao intervalo.
 
A história da segunda parte é lamentável. As equipas jogaram cerca de 8 minutos com o equilíbrio a ser nota dominante. Mais uma vez a equipa de arbitragem aproveitou para desequilibrar: expulsa de forma exagerada Cláudio que empurrou um jogador junto á bancada onde se encontrava a claque boavisteira. O Viseu 2001 ainda resistiu 2 minutos a jogar com menos um elemen­to. Mas a saga continuou: a seguir foi a vez de Fábio agarrou um jogador boavisteiro a cerca de 20 metros da baliza de Rui Rocha. O  árbitro entendeu aplicar as regras à letra do futebol de onze ! - entendeu que não havia mais ninguém e que o jogador iria isolado para a baliza. O Viseu 2001 sofreu mais 3 golos assumindo o risco do quinto elemento. O chorrilho de erros não ficou por aqui: no momento da substituição o cronometrista diz para tirar colete, o árbitro diz para vestir colete e mostra-se amarelo, o árbitro diz ao capitão Miguel para compor a braçadeira, o capitão compõe a braçadeira mas o árbitro entende que a braçadeira não foi bem composta - mais um amarelo. Delegados ao jogo expulsos e advertidos com a arrogância da equipa de arbitragem a imperar - uma autêntica vergonha.
 
O Viseu 2001 foi mais uma vez prejudicado pela equipa de arbitragem- nota dominante nos últimos jogos. O nosso clube não tem sido minimamente respeitado. Têm aparecido em Viseu e fora de Viseu árbitros que erram sempre a desfavor do nosso clu­be e numa fase decisiva como a presente, a diferença nos pontos tem sido cavada, independentemente da culpa própria que a equipa tem, inquestionavelmente pelas péssimas exibições de várias equipas de arbitragem em jogos como Boavista, Lameiri­nhas, Paredes e Vale de Cambra.
 
Não existiram condições de segurança no presente jogo. Não havia policiamento. A comitiva viseense foi insultada durante toda a primeira parte. O banco de suplentes encontrava-se a 2 metros de uma das bancadas. Na primeira parte foi arremessado um isqueiro contra o jogador Nuninho. Na segunda parte foi arremessada uma garrafa cheia de água ao árbitro da partida: pergunta-se: de acordo com as novas normas a equipa de arbitragem deve interromper a partida caso não estejam reunidas as necessá­rias condições de segurança: o que era necessário para interromper a partida? a garrafa acertar na cabeça do árbitro? Houve também tentativa de invasão por um adepto local. No pavilhão em questão foi perfeitamente evidente que caso o viseu 2001 saísse com uma vitória o barril de pólvora explodiria.
 
O Boavista vai subir à primeira divisão, mas não temos dúvida em afirmar: ganha muitos pontos através da intimidação da provo­cação e da má educação dos seus adeptos. Aqueles que originam o pagamento de multas recorrentes junto da FPF. Não se compreende como é que a FPF não adota medidas contundentes contra este tipo de comportamento que em nada beneficia a modalidade. Basta estar atento às pesadas multas atribuídas ao clube no ano transato quando disputou a primeira divisão. Está visto que não é suficiente. O Viseu 2001 vai enviar a presente comunicação às entidades competentes, no âmbito do regulamen­to e das recomendações enviadas pela FPF em caso de existência de distúrbios durante a realização dos jogos. Não temos dúvidas que o clima de intimidação contribuiu para pressionar a equipa de arbitragem que foi conduzida a reboque para um desenlace vergonhoso do ponto de vista exibicional com um prejuízo assinalável para o nosso clube. Não temos dúvidas em também afirmar: o Viseu 2001 é o clube com a melhor média de assistência aos jogos da 2.ª divisão nacional e não incentivará os seus adeptos a adotarem este comportamento. Foi execrável ver desde crianças de tenra idade a pessoas com idade próxi­ma dos 65 anos com um comportamento de evidente exaltação e insulto. Em Viseu continuaremos a honrar a cidade e a faze do futsal uma festa onde continuaremos a receber as famílias promovendo um espírito de fair play e contribuindo para quem vem de fora não se sinta inseguro e intimidado como aconteceu no passado fim de semana no Porto.
 
No próximo domingo o Viseu 2001 receberá a equipa de Coimbra do S. João no Pavilhão do Colégio da Via Sacra pelas 17 horas.
 
O objetivo  é encher novamente o Pavilhão e acreditar que esta equipa vai continuar a Honrar Viseu!
 
 
CAMPEONATO/ESCALÃO: Nacional 2ª Divisão
DIA: 30/03/2013                     HORA: 18h00        JORNADA: 20ª Jornada
LOCAL DE JOGO: Pavilhão Infante Sagres -  Porto
 
EQUIPA VISITADA: Boavista
CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA INICIAL: Rui Pedro, Ivan, Dani, Sá Pinto e Pedro Silva
SUPLENTES UTILIZADOS: . Chóias, Ricardo Santos, Guri, Milson e Pedro Andrade.
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Marcelo e Tunante
TREINADOR: Alberto Melo
 
EQUIPA VISITANTE: Viseu 2001
CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA INICIAL: Rui Rocha, Balão, Daniel, Caldeira  e   Miguel (capitão).
SUPLENTES UTILIZADOS: Pardal, Fábio, Nuninho ,  Cláudio e Gilberto.
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Nilton e Bruno Marques.
TREINADOR: Roger Augusto / David Sousa
 
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Leandro Costa e Alfredo Andrade (A.F. Aveiro).
 
RESULTADO AO INTERVALO: 2-1
RESULTADO FINAL: 5-1
 
MARCADORES (nome e tempo): 0-1, Miguel
 
DISCIPLINA:  vermelhos-Cláudio e Fábio. Amarelos - Dani, Nuninho e Miguel.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma reportagem vergonhosa, parcial e totalmente descabida. Quem fez esta apreciação não deve ter estado no pavilhão. Cada vez que perdem a culpa é dos árbitros, envergonhem-se. Se calhar não têm melhor desculpas para salvaguardar o dinheiro que gastam.

Anónimo disse...

mais do mesmo - derrota = culpa dos arbitros.

Anónimo disse...

Os suspeitos do costume... a arbitragem. Mais do mesmo.

Anónimo disse...

Não sei quem escreveu este post, mas também não estou interessado, mas essa de afirmar que não existia policiamento, é de bradar aos CÉUS, até parece que vocês também têm policiamento, quando jogam em casa.

Anónimo disse...

Estas justificações é para não por em causa o investimento na nova contratação - o treinador.
O trabalho dele só se vai começar a sentir na próxima época, como tal, não necessitam culpar em demasia a arbitragem