quinta-feira, 26 de maio de 2011

26ª e ÚLTIMA Jornada Campeonato Nacional Futsal 3ª Divisão‏


Futsal Seniores

Campeonato Nacional 3ª Divisão (26ª e última jornada)

Pavilhão Municipal do Sátão

Gondomar FC 4 ABC de Nelas 9

Vitória garantiu 3º lugar!

À partida para esta última jornada a equipa do ABC de Nelas sabia não depender de si mesma para chegar ao terceiro lugar da tabela classificativa. Para que tal se concretizasse, o ABC teria de cumprir a obrigação de vencer o já despromovido Rio de Moinhos e esperar que a AJAB Tabuaço perdesse no terreno do aflito Futsal Azeméis.

Com uma primeira parte jogada, uma vez mais, em ritmo muito morno, a equipa nelense adiantou-se no marcador aos cinco minutos através de uma oportuna recarga de China na sequência de um canto. Porém, a equipa academista tardava em afirmar-se no jogo e quem não soubesse dificilmente adivinharia estarem frente a frente duas equipas separadas por quarenta (!) pontos na classificação, tal era o equilíbrio verificado durante grande parte do jogo.

E nem o segundo golo para o ABC, por Nuno Seco, teve o condão de fazer disparar a equipa para uma exibição mais conseguida pois, três minutos depois, aos dezoito, o Rio Moinhos reduzia e levava para os balneários a partida completamente em aberto.

Entusiasmada e perante a apatia do seu adversário, a equipa da casa galvanizou-se e a caminho do segundo minuto empata a partida para, perto do minuto nove, fazer o 3:2 apanhando a defensiva academista em contra-pé.

Fruto das circunstâncias a partida era jogada a um ritmo mais elevado e um minuto depois China empata de calcanhar a confirmar uma boa iniciativa do capitão Bruno Costa. Só que, meio minuto volvido, o Rio de Moinhos adianta-se novamente no marcador e, quando China vê o segundo amarelo por pretensa simulação, a apreensão da equipa academista era já muita quanto ao desfecho deste jogo.

Em inferioridade numérica a equipa uniu-se e mostrou então o porquê de ser uma das melhores desta prova e arrancou para dez minutos finais de grande intensidade (entenda-se qualidade e querer). Assim, ainda com menos um homem em campo, Bruno Costa arrancou para o tento do empate e quase de seguida Edú dava vantagem ao ABC nesta fase frenética do jogo. Ainda antes dos quinze minutos Bruno Costa tranquilizava os adeptos mais fervorosos e fazia o 4:6, estando ainda ligado à jogada que proporcionou o sétimo para o ABC sob a forma de auto-golo. O terceiro da conta pessoal do capitão chegaria ao minuto dezoito e Vítor Pais fechava a contagem fixando o resultado final em 4:9.

Vitória justa, mas onde foi preciso arregaçar as mangas para alcançar o triunfo perante um Rio de Moínhos que jogou muito bem, claudicando na parte final, quer pela subida de rendimento da equipa nelense, quer pela perda do fulgor físico.

Feitas as contas finais, e com a vitória do Azeméis, o ABC de Nelas termina assim o campeonato 2010/2011 no terceiro posto a escassos três pontos de uma subida de divisão.

O ABC de Nelas alinhou com: Gaza (gr), China (2), Edú (1), Vítor Pais (1), Julinho, Bruno Costa (cap.) (3), Traitas, Bessa, Nuno Seco (1), Zé Ricardo, Pélé e Zé-Tó (gr).

Equipa Técnica: Paulo Alves, Hugo Moura e Márito (treinadores adjuntos).

Directores: Carlos Jorge Matias, Ernesto Esaú e Fernando Adriano.

Sem comentários: