terça-feira, 6 de novembro de 2012

Viseu 2001 segue em frente na Taça de Portugal

DIA: 04-11-2012      HORA: 17h      JORNADA: 2ª eliminatória taça de portugal     
LOCAL DE JOGO: Pav. Via Sacra | Viseu  400 espetadores
VISEU 2001: 1. Luis Vaz (GR); 5. Caldeira; 10. Berto (C); 14. Balão e 20. Valter Canhoto
SUPLENTES UTILIZADOS: 6. Bruno; 7. Pardal; 9. Riky; 11. Claudinho; 17. Cruz e 23. Gilberto     
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: 15. Nilton (GR)
TREINADOR: Rui Almeida
PRODECO | Centro Social de Covões: 12. Sergio (GR); 2. Fabinho; 3. Leo; 10. Geninho e 17. Simão
SUPLENTES UTILIZADOS: 1. Vitor Santos (GR); 5. André Xavier; 7. André Neves; 9. Rafael Cruz e 13. Tomé     
SUPLENTES NÃO UTILIZADOS:     
TREINADOR:      
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Rui Silva, Ricardo Santos e António Silva da AF Viseu  
RESULTADO AO INTERVALO: 2-0    RESULTADO FINAL: 3-2     
MARCADORES (nome e tempo): 1-0 (AG Leo - 9 min); 2-0 (Berto - 19 min); 2-1 (Simão - 38 min); 2-2 (Simão - 39 min) e 3-2 (Berto - 49 min)
DISCIPLINA (cartões amarelos e vermelhos): Amarelo(s): Pardal e Balão; Vermelho: Claudinho (acumulação de amarelos)    
Na estreia na presente época na Taça de Portugal o Viseu 2001 recebeu a equipa de Cantanhede, tendo o Pavilhão do Colégio da via Sacra registado mais uma assinalável assistência. Para tal fato contribuiu a presença de algumas dezenas de adeptos da equipa visitante. Na primeira parte o Viseu 2001 mandou no jogo. A bola circulou de forma rápida tendo os viseenses criado algumas oportunidades de golo, várias delas anuladas pela bela exibição do guarda redes Sérgio. Luís, a estrear-se na baliza viseense foi um mero espetador, correspondendo de forma positiva quando chamado a intervir. Por isso, foi com naturalidade que a nossa equipa inaugurou o marcador aos 9 minutos através de uma insistência de Cláudio no lado esquerdo. Remate vio­lento de Cláudio que provocou um autogolo de Leo. A toada do jogo manteve-se até ao intervalo com dois lances dignos de registo. Primeiro Balão rematou ao poste, na insistência canhoto a uns bons 10 metros da baliza adversária desferiu um espeta­cular pontapé de bicicleta com a bola a esbarrar na trave. O lance mereceu aplausos de pé na bancada. Em seguida, a um minuto do fim da primeira parte, Berto realizou uma jogada notável fintando tudo e todos, marcando o segundo golo e deixando a sua marca no jogo. Já havia saudades destes momentos de Berto. Segunda grande ovação da tarde.
Estes momentos de espetáculo e a forma segura como o Viseu geria o jogo davam a nítida sensação de que o jogo parecia ganho. Assim, na segunda parte os viseenses fizeram mais posse de bola, privilegiando gerir o resultado e esquecendo-se de alguma agressividade, necessária para matar o jogo. O Prodeco foi acreditando e aos 38 minutos numa distração da defensiva viseense, num seguimento de um livre Simão reduziu para 2-1. Faltava 1 minuto e meio e a emoção do futsal voltou a afirmar-se num jogo dos viseenses. Senão vejamos: Faltava 1 segundo para terminar o jogo quando Cláudio, a fim de evitar uma perigosa investida visitante, travou um adversário e viu o segundo cartão amarelo. Quinta falta do Viseu 2001. Do livre frontal, repita-se, faltava um segundo para terminar a partida, nasce o empate. Em dois minutos o Prodeco fez dois golos levando o jogo para o prolongamento com o Viseu 2001 tapado com 5 faltas.
Sucede que no prolongamento os viseenses voltaram a imprimir velocidade ao jogo não dando quaisquer veleidades aos visitan­tes. O Viseu 2001 não registou qualquer falta no prolongamento e pôs á prova por várias vezes o guarda redes visitante. No entanto, só a 20 segundos do final Berto, a figura do jogo, logrou bater o guardião Sérgio através de um remate de pé esquerdo. Explosão de alegria na bancada e vitória garantida, vitória essa que se chegou a sentir comprometida.
A equipa de arbitragem viseense realizou uma exibição globalmente positiva, no entanto o primeiro cartão exibido a Cláudio é no mínimo bastante duvidoso. Achamos que o atual critério da FPF de nomear árbitros filiados nas Associações Distritais onde se realizam os jogos (para diminuir custos), pode em certos casos, contribuir para o anti-caseirismo, originado excesso de zelo, de modo a evitar que se diga que a equipa de arbitragem de Viseu favoreceu o Viseu 2001.
O Viseu 2001 prepara-se agora para regressar aos jogos do campeonato, recebendo a equipa do Vale de Cambra, a qual no ano transato logrou empatar em Viseu. O jogo é novamente no próximo Domingo, no Pavilhão do Colégio da Via Sacra, às 17 Horas.

Sem comentários: