terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arbitragem trama Viseu 2001

Cinco Viseu 2001:Nilton, Miguel, Geyson, Carlos Eduardo e César.
Suplentes utilizades: Rafa, Zé Ricardo, Pêpê.
Não utilizados: Pedro Pereira.

Equipa de Arbitragem: Manuel Pinto, Sérgio Mendes (A.F. Porto)

Cartões: Miguel e Nilton (vermelhos), Geyson, Carlos Eduardo e Pêpê (Amarelos

Há sensivelmente um ano o Viseu 2001 defrontou o Boavista na 1.ª jornada da 2.ª volta do campeonato. O Conselho de arbitragem da F.P.F., na altura, nomeou uma equipa de arbitragem da A.F. de Braga quando na semana seguinte a equipa do Viseu 2001 defrontava uma equipa filiada na mesma associação. O resultado foi uma derrota do Viseu 2001, numa partida em que a equipa de arbitragem expulsou os dois únicos fixos do Viseu 2001 (um deles numa jogada inédita em que admoestou o mesmo jogador na mesma jogada com dois amarelos). Um ano depois a história repetiu-se. Os jogadores viseenses não mereciam tamanha desfeita. Começaram este jogo em Guimarães de forma controlada dispondo de algumas oportunidades de golo não concretizadas. A equipa da casa não conseguia penetrar na defensiva viseense até que, aproximadamente a meio da primeira parte, um jogador da equipa da casa, num lance dividido a cerca de 10 metros da baliza de Nilton, dominou a bola com o braço esquerdo e aproveitou a miopia da equipa de arbitragem para fazer o primeiro golo da partida. Protestos generalizados, mas o golo foi validado. Erros isolados podem acontecer a seres humanos. O Viseu reagiu, Carlos Eduardo ainda enviou uma bola ao poste, mas o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo.

 Na segunda parte o jogo iniciou-se de forma mais repartida. Os viseenses arriscaram mais até que, aos 27 minutos Rafa executou um remate fantástico, ainda bem longe da baliza de Luciano, conseguindo um golo de belo efeito. O Viseu 2001 empatava e aparecia por cima do jogo, denotando a imagem de que poderia ir para a frente do resultado. Mas não deixaram. Passados aproximadamente 5 minutos, Miguel acompanhou um adversário que penetrou na área pelo lado esquerdo. A bola sai naturalmente do campo sem que Miguel tocasse no jogador vimaranense. Nilton preparava-se para repôr a bola em jogo, mas de repente, ouviu-se um apito. O árbitro Sérgio Mendes (2.º árbitro) assinalou uma grande penalidade e mostrou o respectivo cartão amarelo a Miguel, o que provocou algumas gargalhadas junto da inúmera claque local. Os jogadores do Viseu ficaram nitidamente afetados com mais um erro de palmatória da equipa de arbitragem, o qual originou o 2-1. Pouco depois acabaram por sofrer o 3-1. O treinador viseense arriscou o 5.º elemento criando perigo na defesa local. A cerca de 3 minutos do fim, quando a equipa local já tinha atingido a 5.ª falta, Miguel recebeu a bola junto à entrada da área dos visitados e, quando tentou rodar, foi bloqueado por um defensor local. Mas a equipa da arbitragem voltou a dar azo á imaginação e cometeu mais um lapso, daqueles bem graves: Miguel afinal simulou, por isso, levou o segundo amarelo e foi para a rua. o Viseu 2001 acabou por sofrer mais um golo a poucos segundos do final. Mas o trabalhinho da dupla de arbitragem continuou depois do apito final. No caminho para os balneários Nilton, o guarda redes da ainda defesa menos batida do campeonato viu o cartão vermelho direto, por alegados protestos contra a equipa de arbitragem.

 Deveria haver mais sensibilidade por parte do Conselho de Arbitragem da F.P.F. Num campeonato em que o Viseu 2001 disputa os lugares cimeiros com duas equipas da A.F. Porto (Rio Ave e Farlab) nomeia na dificil deslocação a Guimarães precisamente uma equipa de arbitragem da A.F. Porto. Um ano depois, quando o Viseu 2001 se aproximou dos lugares cimeiros a história repetiu-se: missão cumprida - menos 3 pontos e a equipa limitada para os próximos jogos.

Todos na vida falhamos, mas quando se erra repetidamente com prejuízo para o mesmo lado dá muito que pensar. O Viseu 2001 tinha perdido em Macedo de Cavaleiros, empatou alguns jogos, com alguns pontuais e normais erros de arbitragem e dos seus jogadores. Tem sido, até ao último jogo, reconfortante o privilégio dos jogos do Viseu 2001 serem apitados por árbitros de elevada categoria. No Sábado passado, tal não aconteceu. O Viseu teve a infelicidade de ver uma equipa de arbitragem actuar de forma péssima, exibição essa que conseguiu desestabilizar os viseenses. Sem qualquer categoria o trabalho de tais árbitros foi exasperante: cometeram além dos evidenciados erros, outros menores mas reiterados. Chegou-se a ver o primeiro árbitro desautorizar e contrariar o 2.º árbitro (pena não o ter feito pelo menos no penalty). Os erros cometidos não foram pontuais nem normais. O Viseu 2001 precisará da força da sua massa associativa para ganhar o próximo jogo no Domingo, no Inatel contra o Póvoa Futsal.

 O Viseu 2001 agradece publicamente a simpatia e disponibilidade evidenciada pela Direcção dos Piratas de Creixomil, que se prontificaram a facilitar o transporte do atleta Robson ao hospital de Guimarães, depois deste se ter sentido indisposto no aquecimento.


A Direcção do Viseu 2001 irá apresentar uma exposição ao Conselho de Arbitragem da F.P.F., enviando em simultâneo um vídeo do jogo para análise.

18 comentários:

Anónimo disse...

Pois, pois!.... a arbitragem, é sempre a arbitragem!......
Mas esta gente não se encherga ?

Anónimo disse...

Bem, quem escreveu esta cronica de imparcial nada tem,agora que nao pensavam ter a vida dificil em Creixomil isso até posso aceitar,é que nao sao as camisolas que ganham jogos,mas sim a vontade de quem a utiliza!
Mas vamos aos factos descritos.
O 1º golo da equipa da casa o jagador do viseu atirou a bola a meio metro para a mao do jogador dos piratas portanto foi bola na mao e nao o contrario, o penalty foi de forma clara pois o atleta do viseu ceifou o atleta dos piratas ja depois deste ter passado a bola ao colega (só é grande penalidade quando a bola está jogavel nesse atleta?) e o 1º atleta que foi expulso nao foi expulso por ma falta ou protesto mas sim por simular uma falta à entrada da area da equipa da casa.
Acho quem esceveu estas falsidades deveria ter escrito 24 horas depois já com a cabeça mais fria.
Aproveito para desejar rapidas melhoras ao atleta Robson que se sentiu indisposto no aquecimento do jogo e que muita falta fez à sua equipa.
Repor verdade dos factos!

Anónimo disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO ANTERIOR, O QUE VALE É QUE O POVO VISEENSE JÁ ESTÁ HABITUADO A ESTES COMENTÁRIOS, OU SEJA A CULPA É DA ARBRITAGEM QUANDO PERDEM NUNCA É MÉRITO DA OUTRA EQUIPA. SEJAM MAIS HUMILDES. E DEPOIS O MAIS ENGRAÇADO É QUE ESTAS COISAS ACONTEÇEM SEMPRE QUANDO JOGAM NO TERRRENO DO ADVERSÁRIO ASSIM PODEM DIZER O QUE QUISEREM POIS NÃO ESTÁ LÁ NINGUEM PARA VER... COMPRIMENTOS....

Anónimo disse...

E se, para não caírem no ridículo, colocassem aqui, no tal vídeo, os lances de que tanto se queixam?

Era giro...

Anónimo disse...

Mau perder tmabem é penalizador!
O jogador expulso já depois do fim do jogo , deve ter desejado bom final de semana aos arbitros!!!!!!

Anónimo disse...

mostrem aqui o vídeo tambem para a malta ver....

Anónimo disse...

O cronista da equipa do Viseu não esteve no mesmo pavilhão que eu, ou então penso que se enganou nos oculos que usava.
Já no jogo em Viseu os Piratas perderam com algum sabor a injustiça, porque depois de reduzir para 2 a 1 esteve muito perto de empatar, sofrendo o 3º golo quando estavam por cima do adversário, mas os Piratas entenderam ter perdido o jogo naturalmente, até porque era o 1º jogo do campeonato e a viagem tinha sido desgastante.
Quanto aos lances referidos foi mesmo problema de miopia do cronista, porque seria de muito mau gosto a equipa de arbitragem anular o 1º golo e o penalty é indiscutivel já que o atleta dos Piratas é carregado por trás dentro da area. Faltou so pretenso jornalista dizer que quando jogavam no 5 para 4, por 3 ou 4 vezes os vimaranenses recuperaram o esférico na sua intermediária e só a falta de pontaria não originou uma goleada maior. Seria bom entender de futsal para comentar e, acima de tudo, ter fair-play para digerir as derrotas, porque aquilo que assisti no final do jogo foi mau perder da comitiva de Viseu, sendo o guarda-redes expulso por deu um "beijinho" à equipa de arbitragem. Passem muito bem!

Anónimo disse...

Já vi o resumo do jogo!
1º Golo é ou nao é mao na bola e nao o contrario?
2º O penalty, nestas imagens como se pode ver que nao é falta?
Quem comentou o jogo , estou em crer que foi quem filmou o jogo,como pode ter feito uma cronica destas?
Até a jornalista(?)diz uma asneira no lance da grande penalidade dizendo que a bola estava fora,quando a bola foi para o meio da grande area!
Entregaram-lhe um papel e ela inocente lá disse umas barbaridades!
Meus amigos assumam que perderam e perderam bem e deixem-se de perseguições aos arbitros por causa de equipas da AF Porto ou outros fantasmas!

Anónimo disse...

o que eu vi foi bola na mão!

Anónimo disse...

Realmente as imagens contrariam esta exposição, no lance do penalty a narradora diz que a bola sai mas a bola vai para o interior da área e o jogador é rasteirado, como é possivel mentir descaradamente??

Viseu 2001 a desonrar Viseu...

Anónimo disse...

QUE PORCARIA DE FILMAGEM, MAS PELO QUE DEU PARA VER FORAM LANCES BEM AJUIZADOS... JOGUEM MAIS E RECLAMEM MENOS..............

Anónimo disse...

Viseu 2001 no seu melhor, arruaça!

Anónimo disse...

CONFIRMOU-SE AGORA COM O VIDEO O MAU PERDER DA EQUIPA DE VISEU!
uMA PERGUNTA? PORQUE SERÁ QUE NAO COLOCARAM NO VIDEO O LANCE DA 1ª EXPULSAO EM QUE DIZEM QUE EXISTE FALTA? POIS E POR COINCIDENCIA FOI MESMO JUNTO AO HOMEM DA FILMAGEM E PODIA NOVAMENTE CAIR NO RIDICULO!
DESEJO MAIS IMPARCIALIDADE , E VISAO MAIS ABRANGENTE NO FUTURO!

Anónimo disse...

NO RESUMO DO JOGO O LANCE DO GOLO QUE SE DIZ COM A MAO FOI BOLA NA MAO E NAO O CONTRARIO,ALIAS VEJA-SE O POSTURA DO ATLETA DO VISEU QUE ATIROU A BOLA CONTRA A MAO DO ADVERSARIO!
DO RESTO, DO PENALTY AS IMAGENS NAO SAO CLARAS MAS A BOLA ESTA DENTRO DA GRANDE AREA E NAO FORA DO CAMPO COMO DIZ A LOCUTORA. PELO VIDEO O VISEU NAO TEM QUEIXAS NENHUMAS! CRONICA MUITO INFELIZ!!!

Anónimo disse...

Não percebi o porquê do resumo, só se foi para demonstrar que quem fez o resumo estava a ver outro jogo.
JOGUEM E PAREM COM MALABARISMOS....TENHAM VERGONHA.

Anónimo disse...

MAIS DO MESMO... INFELIZMENTE, JÁ É UM CLÁSSICO DO NOSSO FUTSAL.

Anónimo disse...

Andou por aqui alguém com muito tempo livre... a mesma pessoa conseguiu colocar 16 posts neste blog... pelo menos teve cuidado em ir mudando a letra, umas vezes minúsculas outras maiúsculas. ehehehe

Anónimo disse...

sempre a mesma coisa
não sabem perder e a subida esse ano ja se foi ..