quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional - Henrique Liberato

Conheça Melhor os Capitães das Equipas da Taça Nacional - Henrique Liberato

1) IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: Henrique Nuno Costa Liberato
Data de Nascimento: 03/06/1994
Profissão: Estudante
O futsal foi a tua 1ª modalidade federada ? Sim
Ano de início de prática federada de futsal: 2002
Clubes que representaste no futsal: ABC Nelas
Títulos Conquistados: Campeão Distrital de Escolas (2002/03; 2003/04; 2004/05), Campeão Distrital de Infantis (2004/05; 2005/06; 2006/07), Campeão Distrital de Iniciados (2006/07; 2007/08; 2008/09), Campeão Distrital de Juvenis (2009/10; 2010/11), Campeão Distrital de Juniores (2010/11), Vice-campeão Nacional de Juvenis (2009/10)
Posto específico: Guarda-redes

2) ENTREVISTA

Como é que começaste a praticar futsal ?
R.: Comecei a praticar futsal por influência de amigos que já se encontravam inseridos na modalidade. Desde os primeiros tempos que ganhei um gosto especial pelo futsal e pela sua prática, que se prolonga até aos dias de hoje e que, espero, que se estenda por muitos anos.


No início da prática federada, qual foi o apoio mais importante ? E qual foi o apoio que mais falta sentiste ?
R.: O apoio mais importante que tive proveio da minha família que esteve sempre ao meu lado e que me foi, ao longo do tempo, ajudando em tudo. Também toda a estrutura do clube teve um papel importante, pois sempre me deu todas as condições para que pudesse praticar a modalidade e para que evoluísse enquanto jogador e pessoa.


O que é que motivou para a prática desportiva ?
R.: Motiva-me o simples facto de praticar exercício físico, sendo este importante para uma vida saudável e motiva-me ainda mais o facto de praticar a modalidade que gosto e trabalhar para um dia tentar alcançar o nível de todos os jogadores que mais admiro e mais me identifico.


Quais são as condições fundamentais para atingires os teus objectivos pessoais e/ou colectivos ?
R.: O alcance dos meus objectivos pessoais e colectivos passa por muito trabalho e dedicação, por equipas, das quais faço parte, que sejam verdadeiros grupos de união, de cumplicidade e camaradagem e, passa muito, também, pelo constante apoio recebido e pela confiança depositada em nós.


O que significou para ti o título distrital deste ano ?
R.: Posso dizer que a conquista do título distrital deste ano foi bastante especial, uma vez que o fizemos após um percurso 100% vitorioso. A equipa mostrou-se unida e consciente do inicio ao fim do campeonato e isso foi determinante para esta brilhante conquista. Soubemos encarar os jogos do modo mais correcto e conseguimos aliar, dentro do campo, as nossas qualidades colectivas e individuais a uma boa atitude e entrega.


Quais eram as expectativas para a Taça Nacional ?
R.: Depois de uma grande campanha a nível distrital e de um 2º lugar a defender, conquistado na taça nacional do ano passado, tínhamos o desejo e a ambição de repetir e, se possível, superar o último feito alcançado a nível nacional. Sabíamos à partida que iria ser difícil uma vez que éramos uma equipa bastante jovem, mas trabalhámos muito para conseguirmos procurar o sucesso relativamente aos nossos objectivos. Infelizmente ficámos pelas meias-finais, perdendo com uma grande equipa que, mais tarde o viria a provar, tornando-se campeã nacional, SCM Seixal.


Qual é a tua opinião em relação aos quadros competitivos do futsal masculino ?
R.: Penso que os quadros competitivos estão bem estruturados, não vendo qualquer alteração de melhoria que possa ser feita. Talvez pudesse haver uma final-four com as quatro equipas finalistas dos campeonatos nacionais de formação. Poderia, se calhar, haver uma disputa mais acesa pelo campeão e uma certeza quanto ao 3º classificado.

Para ti ser jogador de futsal é…
R.: ... um grande orgulho e um prazer enorme.


Deixa uma mensagem para os rapazes que jogam:
R.: Para que consigam alcançar os vossos objectivos e todas as metas estabelecidas, nunca deixem de trabalhar e de lutar sem nunca desistirem do que quer que seja.

3) EU…

Gosto de … ganhar
Não Gosto de ... perder
Sou … trabalhador, lutador e ambicioso
Gostei mais de jogar no ... ABC Nelas
O momento mais importante que vivi no futsal foi … pela emoção, a conquista do campeonato de Iniciados (2008/09) que apenas se decidiu na última jornada frente à equipa que à entrada para a mesma se posicionava no 1º lugar da tabela classificativa. Só a vitória nos daria o título e depois de estarmos a perder (4-2) acabamos por vencer (5-4).
Gostaria muito de ter … uma carreira destacada e repleta de sucesso no mundo do futsal.

Fonte: www.noticiasdofutsal.blogspot.com

Sem comentários: