terça-feira, 23 de junho de 2009

Juniores ABC Nelas rumo à final

O clube nelense já tinha feito história com o apuramento para as meias-finais (entre as 4 melhores do país), agora, após este apuramento para a final, continua a fazer história e vai disputar o título nacional.
E já que aqui estamos... vamos tentar que a história continue.
O Jogo
O ABC de Nelas partia em vantagem para este 2º jogo de Coimbra.
Na 1ª Mão, disputada em Nelas perante um pavilhão repleto e ao rubro (cerca de 700 pessoas), o clube do "Coração do Dão" tinha vencido a Académica de Coimbra por 4:3.
O Pavilhão Eng.º Jorge Anjinho era agora o palco para o jogo da 2ª mão.
Antevia-se uma grande partida. E a expectativa não saíu gorada.
Frente a frente 2 grandes equipas, bem orientadas e trabalhadas e constituídas por jogadores de grande qualidade. O Pavilhão tinha uma grande moldura humana, bem mais de 400 pessoas, 150 das quais afectas ao ABC de Nelas. E que importante e decisivo foi o apoio incessante da claque fantástica que a equipa do "Coração do Dão" teve.
O ABC não entrou muito bem no jogo. Com apenas 40 segundos de jogo decorridos já tinha sofrido 1 golo, fruto de um erro de marcação na cobrança de um canto. A primeira metade do 1º período foi de domínio da equipa coimbrã, que viria a chegar aos 2:0 em um lance infeliz da equipa nelense (auto-golo). O ABC de Nelas não baixou os braços e foi atrás do prejuízo.
Equilibrou a partida e superiorizou-se na segunda metade deste 1º tempo, chegando ao 2:1 em uma grande jogada de envolvimento, concluída por Marco. Embalada, a equipa foi à procura do empate, tendo-o alcançado através da soberba transformação de um livre por João Pires "Russo". Até ao final da 1ª parte a equipa nelense ainda teve 2 soberanas oportunidades para se colocar na posição de vencedor (um livre de 10 metros bem defendido pelo guardião da Académica e uma emenda ineficaz ao 2º poste, com a baliza à disposição), no entanto o intervalo chegou com uma igualdade a 2 golos.
Na 2ª parte, a Académica voltou a entrar muito forte, só que a equipa do ABC de Nelas vinha também mais concentrada e respondeu de imediato. Em mais uma bela jogada de envolvimento colectivo, a equipa do "Coração do Dão" viria a colocar-se em posição de vencedora por 2:3, um golo apontado por Tiago Fonseca. Pouco depois ampliaria a vantagem para 2:4 por André Coelho, em mais uma bem gizada jogada colectiva. Era a vez da equipa da Lusa Atenas correr atrás do prejuízo. A equipa nelense geria a vantagem alcançada com mestria, empenho e muita concentração. Mas, a pouco mais de 2 minutos do final, a Académica reduziu para 3:4. Os últimos instantes da partida foram intensos. O ABC envia uma bola à barra a pouco mais de 1 minuto do final da partida e a Académica num lance confuso chegou à igualdade a 4 golos quando faltavam 9 segundos para o fim do jogo, resultado que não viria a sofrer alteração.
Bom jogo, bem disputado, e onde o equlíbrio foi a tónica dominante, como aliás toda a eliminatória. Venceu quem foi mais eficaz.
Glória aos vencedores, Honra aos vencidos.
Para a história fica uma grande eliminatória, disputada intensamente e com muito equilíbrio na qual o ABC de Nelas seguiu em frente depois de ultrapassar um dos nomes maiores e grande baluarte do desporto nacional, a Associação Académica de Coimbra.
A Final realiza-se no próximo Sábado pelas 16h00m no Pavilhão Municipal de Oliveira do Bairro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao nelas e ao futsal de viseu!

Augusto Assunção disse...

Muitos parabéns por esta fantástica fase Nacional. E boa sorte para a final...

Anónimo disse...

grande Gr do abc

Casa do Benfica em Sernancelhe disse...

A Casa do Benfica em Sernancelhe, deseja as maiores felicidades ao ABC Nelas, e que seja campeã Nacional.
FELICIDADES

Anónimo disse...

Obrigado a todos pelo apoio. O Freixieiro é favorito, mas nós prometemos dar o nosso melhor e lutar até à exaustão. Uma final é sempre uma final.